Desafio
O Chile tem um dos mais altos níveis de suicídio na adolescência e violência escolar da América Latina. Também possui a segunda maior taxa de aumento de suicídios de todos os países da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE)1. Os dados nacionais revelam que, se nada for feito, dentro de quatro anos, um adolescente irá pôr fim à sua vida quase todos os dias2. Estudos da UNICEF, Ministérios do Desenvolvimento Social e Educação e Todo Mejora indicam consistentemente que a violência baseada na orientação sexual e identidade e expressão de género é generalizada durante a adolescência em casa, na escola e na sociedade3. Em muitos casos, os funcionários das escolas ouvem comentários anti-LGBT e, mesmo quando os pais são notificados, raramente são tomadas medidas, quer pelos pais, quer pelos administradores4. A Todo Mejora esforça-se por criar um espaço onde as crianças e os adolescentes se sintam incondicionalmente valorizados e apoiados face à discriminação, rejeição familiar e bullying homofóbico.
A Todo Mejora recorreu à tecnologia para revolucionar os seus processos e criar este espaço seguro. A equipa estava consciente da necessidade de criação de um núcleo central de informações para criar a memória institucional e preservar a sua história (documentos, fotos, vídeos, contactos, etc.). Isto exigiu mais do que um simples arquivo: a Todo Mejora procurou aumentar a colaboração, contribuindo assim para uma maior eficiência e produtividade.
À semelhança de muitas organizações sem fins lucrativos, a Todo Mejora também queria concentrar-se em novas formas de alcançar o seu público-alvo: crianças e adolescentes LGBT em busca de informações e ajuda. Ao fazê-lo, esperava também aumentar a notoriedade da marca entre a população chilena. Alcançar um público-alvo mais vasto era especialmente crucial para atrair mais doadores e voluntários, especialmente através dos meios digitais.
História
Para aumentar as hipóteses de alcançar o público-alvo jovem LGBT, a Todo Mejora decidiu utilizar o Google Ad Grants. Esperava que o anúncio oferecesse uma mensagem de esperança e apoio, bem como uma porta de acesso a recursos adicionais. Por exemplo, se um utilizador perturbado pesquisasse no Google "pensamentos suicidas", veria um anúncio da Todo Mejora que transmitia uma mensagem calma e uma alternativa ao suicídio. A organização também analisou termos de pesquisa como "Quero cometer suicídio", "A quem devo ligar se me quiser matar?", "Para onde tenho de levar a minha filha que tentou cometer suicídio?" ou "Ajudem-me, quero morrer". Embora este tenha sido um processo emocional, a equipa aprendeu como era importante ligar os utilizadores que pudessem estar à procura de apoio durante um período difícil.
A Todo Mejora também recorreu ao Google Workspace para executar as suas operações, utilizando os 30 GB de capacidade de armazenamento por utilizador e contas de utilizadores ilimitadas para reunir a sua equipa. Agora, a equipa realiza todo o trabalho diário no Gmail, Google Drive e Calendário Google.
Reconhecendo a importância de uma mensagem visual para a população jovem, a Todo Mejora também recorreu ao YouTube para partilhar testemunhos pessoais que inspirassem a comunidade jovem LGBT no Chile. A equipa utiliza sobreposições de apelos à ação nos vídeos para ajudar a promover a sua missão e alcançar os principais objetivos, tais como a receção de donativos.
"O que mais nos surpreendeu foi o facto de ter funcionado. Foi interessante ver o que as pessoas estavam a pesquisar no Google.com, como "Quero cometer suicídio", "A quem devo ligar se me quiser matar?", "Para onde tenho de levar a minha filha que tentou cometer suicídio" ou "Ajudem-me, quero morrer". Isto foi muito revelador e doloroso, mas levou-nos a reforçar o nosso trabalho e criar anúncios com o Google Ad Grants para dar apoio a quem precisa."
Julio C. Dantas, fundador da Todo Mejora
Impacto
Um dia, uma jovem de 19 anos contactou a Todo Mejora através dos canais de apoio e disse: "No meio da minha depressão, pesquisei no Google como cometer suicídio. A vossa fundação, a "Todo Mejora", (que significa "Tudo Melhora") apareceu nos meus resultados da pesquisa. Fez-me sorrir e lembrou-me da razão para continuar". Numa simples pesquisa no Google, a jovem poderia ter escolhido outra opção. Em vez disso, encontrou ajuda ao falar com os nossos especialistas através de um canal de apoio. Nesse dia, salvámos uma vida com a ajuda do Google Ad Grants.
Estas mensagens de esperança ajudam os jovens LGBT a ultrapassar situações difíceis e ter esperança no futuro. Desde o início da sua parceria com o Google para organizações sem fins lucrativos, a Todo Mejora também tem visto claramente o impacto nos respetivos números. A equipa observou um aumento de 20% no tráfego através da Pesquisa Google entre 2015 e 2016. Em 2015, 55% do tráfego do Website chegou através das redes sociais, contra 28,6% da Pesquisa Google. Em 2016, trocaram de lugar e as redes sociais conduziram 33,12% dos visitantes, ao passo que as visitas impulsionadas pela Pesquisa representaram 49,59%.
Este aumento do tráfego através do Ad Grants fez com que a Todo Mejora expandisse os seus canais de apoio. Este ano, a organização sem fins lucrativos aumentou a sua linha telefónica de apoio ao suicídio de 2 para 7 horas semanais e está a trabalhar no sentido de a aumentar para 30 horas semanais no próximo ano.
Atualmente, a Todo Mejora realiza 100% do seu trabalho diário através do Google Workspace para organizações sem fins lucrativos. Todo o trabalho é armazenado no Google Drive e a equipa descobriu que não precisa de depender de outros serviços ou produtos para o armazenamento. Desta forma, a Todo Mejora pode manter todos os documentos entre a equipa e garantir um acesso fácil aos mesmos. No seu conjunto, isto tem sido crucial para ajudar a equipa a expandir a profundidade e a amplitude do seu trabalho.
A Todo Mejora utiliza as ferramentas do Google para organizações sem fins lucrativos para fazer crescer e fortalecer a sua organização, de modo a poder concentrar-se em salvar a vida dos jovens LGBT em toda a América Latina.
1OCDE (2016). Low Performing Students: Why They Fall Behind and How To Help Them Succeed [Estudantes de baixo rendimento: por que motivo ficam para trás e como os ajudar a ter êxito]. PISA. Publicação da OCDE. Paris
2 Ministerio de Salud de Chile (2013). Situación Actual del Suicidio Adolescente en Chile, con perspectiva de Género [Situação atual do suicídio na adolescência no Chile, com uma perspetiva de género]. Programa Nacional de Salud Integral de Adolescentes y Jóvenes. Chile.
3 Fundación Todo Mejora (2016). Encuesta Nacional de Clima Escolar. Experiencias de Violencia e inseguridad Escolar de Estudiantes Lesbianas, Gays, Bisexuales y Trans [Inquérito nacional ao ambiente escolar. Experiências de violência e insegurança escolar de estudantes lésbicas, homossexuais, bissexuais e transexuais]. Fundación Todo Mejora. Chile.
4Berger, Christian (2015). Bullying homofóbico en Chile: Investigación y Acción [O bullying homofóbico no Chile: investigação e ação]. Fundación Todo Mejora. Chile.